Evolua Etanol, da Vibra e Copersucar, projeta venda de 9 bi litros no 1º ano

Publicado em 01/07/2022 10:00

SÃO PAULO (Reuters) - A Vibra Energia (BVMF:VBBR3) e a Copersucar lançaram nesta sexta-feira a Evolua Etanol, joint venture dedicada à comercialização do biocombustível nos mercados nacional e global, e que tem como objetivo vender 9 bilhões de litros de etanol em seu primeiro ano de vida.

Segundo as empresas, a Evolua Etanol operará com o modelo de plataforma aberta, possibilitando acesso a todos os agentes interessados. Seu propósito é "viabilizar soluções, integrar, trazer escala e eficiência ao mercado, encurtando as distâncias entre produtores e consumidores de etanol em todo o país", disseram, em nota.

Com sede na capital paulista e escritório no Rio de Janeiro, a Evolua Etanol atuará com gestão independente alinhada com seus acionistas, além de contar com estrutura de governança e conselho próprios, seguindo as melhores práticas de governança e conformidade.

O capital social é de 10 milhões de reais, dos quais Copersucar detém 50,01% de participação e a Vibra possui 49,99%. Já há a previsão de aporte futuro de mais 440 milhões de reais, na proporção das respectivas participações dos acionistas.

"Esperamos oferecer uma alternativa moderna e competitiva de comercialização para todos os agentes do mercado de etanol, com oferta em escala e eficiência logística", afirmou o CEO da Evolua Etanol, Pedro Paranhos.

Segundo o executivo, o etanol deve ser um dos grandes protagonistas do processo mundial de transição energética, o que abre "um leque de possibilidades" para a Evolua.

Paranhos, que atuava até então como diretor comercial e de operações na Copersucar, tem mais de duas décadas de experiência no setor de combustíveis, com passagens pelas norte-americanas Exxon Mobil (NYSE:XOM) e Eco-Energy.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar sobe nesta 6ª feira impulsionado pelo petróleo mas fecha semana com variação negativa
Produção de açúcar dos EUA atingirá recorde em 2024/25, prevê USDA
Cotações do açúcar em NY invertem movimento e têm leves baixas neste início de tarde
Preços do açúcar têm recuperação e abrem com ganhos em NY e Londres
Açúcar: março/25 fecha com queda de 0,73% em NY; consultoria destaca tom de baixa nos preços
Agora é Lei: produtores de cana-de-açúcar têm direito ao pagamento de créditos de carbono
undefined