Feplana integra entidade criada para valorizar agricultura irrigada no país

Publicado em 10/06/2022 09:27

Nesta quinta-feira (9), em Brasília, 81 entidades do setor agrícola de várias culturas e regiões do país, a exemplo da cana-de-açúcar, ora representada pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), lançaram a Rede Nacional de Irrigantes (Renai). É a primeira entidade no Brasil que tem como objetivo a valorização da  agricultura irrigada e tais tecnologias para triplicar a produção nacional. 

A partir de agora, de forma articulada e unificada, essas entidades através da Renai, que tem como presidente do conselho, Luiz Roberto Barcelos, defenderá o setor na interlocução com o governo, Congresso, mídia e  com a sociedade civil. Paulo Leal, presidente da Feplana presente na reunião de fundação, acredita que a Renai será fundamental para auxiliar na produção dos alimentos e para o desenvolvimento regional no Brasil.

Leal enfatiza que a irrigação poderá aumentar a produtividade da cana do Norte ao Sul, bem como tecnologias que vão colaborar para a melhoria da renda dos 60 mil canavieiros no país.

A Feplana tem razão se considerar o que falou um fundador da Renai, que é o chefe de Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues. Com a irrigação, diz o especialista, será possível triplicar a produção de alimentos sem abrir novas áreas. 

Em dados apresentados pela Renai, ficou demonstrado que o Brasil é um dos poucos países do mundo com uma capacidade de triplicar sua área irrigada de forma sustentável. O País possui cerca de 8,2 milhões de hectares irrigados (3,3% do total da área plantada), mas poderá chegar a 55 milhões de hectares – o maior potencial de crescimento no mundo.

Fonte: Feplana

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar sobe nesta 6ª feira impulsionado pelo petróleo mas fecha semana com variação negativa
Produção de açúcar dos EUA atingirá recorde em 2024/25, prevê USDA
Cotações do açúcar em NY invertem movimento e têm leves baixas neste início de tarde
Preços do açúcar têm recuperação e abrem com ganhos em NY e Londres
Açúcar: março/25 fecha com queda de 0,73% em NY; consultoria destaca tom de baixa nos preços
Agora é Lei: produtores de cana-de-açúcar têm direito ao pagamento de créditos de carbono
undefined