Açúcar dispara nas bolsas de NY e Londres nesta tarde de 5ª feira
Os futuros do açúcar tinham alta expressiva nas bolsas de Nova York e Londres nesta tarde de quinta-feira (09). O suporte vem das informações de maior foco das usinas com o etanol no Brasil, apesar de pressão de projetos relacionados aos combustíveis no Brasil.
Por volta das 12h22 (horário de Brasília), o açúcar do tipo bruto tinha valorização de 1,48% na Bolsa de Nova York, cotado a 19,26 cents/lb. Já no terminal de Londres, o tipo branco tinha salto de 2,59%, a US$ 578,10 a tonelada.
O mercado do açúcar avança forte nesta tarde de quinta em meio informações sobre a safra brasileira 2022/23 do Centro-Sul. As usinas na principal região produtora do Brasil têm optado neste momento por um maior foco no etanol por conta dos altos preços.
Com maior moagem de cana-de-açúcar para etanol, a oferta de açúcar reduziria no mercado brasileiro e internacional.
Por outro lado, o mercado monitora o avanço para o Senado Federal do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022.
"A redução do ICMS proposto pela PLC 18/2022 reduziria em 8,7% o preço médio projetado para o etanol hidratado, ocasionando uma queda de 9,2% no preço de fechamento do ATR para a safra 2022/23", disse o Pecege em nota divulgada nesta quarta (08).
No financeiro, o mercado acompanha a desvalorização do petróleo, que tende a impactar nos preços da gasolina e também do etanol, um substitutivo no Brasil. Além disso, o dólar subia sobre o real, o que tende a encorajar as exportações das commodities.