Etanol barato na França impulsiona demanda por kits de conversão de motor

Publicado em 30/03/2022 15:30

PARIS (Reuters) – As vendas de kits que permitem que motores a gasolina funcionem com etanol estão aumentando na França, à medida que os motoristas passam a usar o combustível renovável mais barato em um momento de alta dos preços do petróleo.

A líder de mercado FlexFuel Energy Development diz que entregou 6.400 kits de conversão nos primeiros 22 dias de março, um aumento de 80% em relação aos 3.468 em fevereiro e quase três vezes os 2.166 de janeiro, mostraram dados da empresa.

“As pessoas pensam que agora é a hora, realmente há interesse em mudar para o etanol”, disse Sylvain Demoures, secretário-geral do grupo francês de produtores de etanol SNPAA.

Embora seja necessário mais bioetanol do que gasolina padrão para percorrer uma distância equivalente, na França a diferença de preço entre os dois –principalmente devido a uma taxa menor sobre o combustível à base de grãos e beterraba– mais do que compensa isso.

O E85, um combustível de motor contendo até 85% de etanol, foi vendido a uma média de 0,92 euro por litro em postos de gasolina franceses em 25 de março, contra 1,97 euro/litro da SP95-E10, a gasolina mais utilizada, mostraram dados.

Os preços da gasolina no varejo dispararam em todo o mundo este mês, devido a preocupações com interrupções no fornecimento após duras sanções impostas pelo Ocidente em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, levando os consumidores a procurar alternativas mais baratas ou reduzir o consumo.

(Reportagem de Forrest Crellin e Sybille de La Hamaide)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar sobe nesta 6ª feira impulsionado pelo petróleo mas fecha semana com variação negativa
Produção de açúcar dos EUA atingirá recorde em 2024/25, prevê USDA
Cotações do açúcar em NY invertem movimento e têm leves baixas neste início de tarde
Preços do açúcar têm recuperação e abrem com ganhos em NY e Londres
Açúcar: março/25 fecha com queda de 0,73% em NY; consultoria destaca tom de baixa nos preços
Agora é Lei: produtores de cana-de-açúcar têm direito ao pagamento de créditos de carbono
undefined