Portaria amplia eficiência no transporte de cana
A regulamentação do Ministério de Infraestrutura, por meio Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), das composições de 11 eixos e capacidade de transportar até 91 toneladas de cana, publicada nessa segunda-feira (14), representa avanço em eficiência e sustentabilidade para o setor sucroenergético. A Portaria foi assinada pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em evento na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em São Paulo, que reuniu conselheiros da associação, representantes do legislativo e dos produtores de cana.
A ampliação das configurações das Combinações de Veículos de Carga (CVC) com peso bruto total combinado de 74 toneladas para até a 91 toneladas foi aprovada no ano passado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) depois de estudo encomendado ao Observatório Nacional de Segurança Viária, no qual a UNICA participou.
“O Contran aprovou e a Senatran agora detalha uma especificação sobre o uso desse reboque para os veículos que transportam cana-de-açúcar e os de granéis. Isso vai proporcionar maior eficiência no transporte da lavoura para a indústria, sem deixar de lado qualquer questão técnica de segurança. Além disso, a portaria vai dar segurança jurídica e atender um setor tão importante para nós que é sucroenergético, uma indústria que vai ser importante para a eletrificação da frota com as baterias que vão tirar hidrogênio do etanol”, ressaltou o ministro Tarcísio de Freitas.
Um dos impactos positivos dessa ampliação é a redução das emissões de gases poluentes no transporte da cana da lavoura até as usinas. “Esse é mais um passo do setor sucroenergético rumo ao aumento da eficiência e da produção sustentável. Nós deixamos de ser um negócio sustentável para ter a sustentabilidade como negócio”, destacou o presidente da UNICA, Evandro Gussi.
A Portaria regulamentou também o uso de semirreboques dotados de 4 eixos pelo setor. Para o presidente do Conselho da UNICA, Marcelo Ometto, a nova regulamentação garantirá mais segurança ao longo das safras. “Além de mais eficiente, o transporte de cana ficará mais seguro, já que serão menos caminhões trafegando por estradas durante as safras. São medidas como essa que ajudam no desenvolvimento do setor.”