Etanol é opção para redução de dependência de fósseis
O diretor executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, ressaltou a importância não só da diversificação de fontes energéticas como também da diversificação geográfica da oferta de energia durante a Abertura de Safra, promovido pela Datagro nessa quarta-feira (9), em Ribeirão Preto.
Segundo o executivo, atualmente mais de 100 países têm condições de produzir biomassa a partir da cana-de-açúcar de forma competitiva e sustentável. “As soluções vão ser múltiplas dependendo da competitividade e das condições de cada país. Não podemos deixar de mencionar, particularmente no momento que estamos vivendo, a necessidade da redução da dependência de produtos fósseis. Em um momento em que o mundo demanda energia, temos que pensar na diversificação e complementariedade”, disse Leão.
O painel, que teve como tema ‘Etanol e Biometano na COP 26’, contou com a participação do ministro do Ministério do Meio Ambiente, Joaquim Leite e do presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski.
Durante a apresentação, o ministro destacou que o Brasil tem uma participação significativa na rota do futuro da mobilidade de baixo carbono e o etanol é parte importante nesse processo.
“Temos um desfio global de energia e esse desafio traz um paradoxo que é reduzir as emissões de gás de efeito estufa ao mesmo tempo que você garante a segurança energética para todo o planeta. O Brasil neste momento tem uma oportunidade única de transformar o desafio climático, fazer mais energia e energia limpa e renovável. Uma rota única, elétrica, pode até ser uma realidade para algum país, mas não é uma rota única para um país chamado Brasil e não é uma realidade para o mundo. Nós defendemos todas as rotas”, ressaltou.
Segundo Christopher Podgorski, o setor de transporte é parte do problema de emissão de gases de efeito estufa, mas também será parte da solução para um futuro carbono neutro.
“E isso passa necessariamente pela vocação do Brasil no agronegócio e na oportunidade de geração de energia limpa”, reforçou o executivo.
O EVENTO
O Santander DATAGRO Abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol é considerado um dos principais eventos do setor, reunindo empresários e executivos de usinas, produtores e fornecedores de cana e lideranças políticas para debater e apresentar análises inovadoras sobre a atual safra de cana.