Açúcar reduz ganhos, mas segue com valorização nesta tarde de 6ª feira
Os contratos futuros do açúcar operavam com altas moderadas nesta tarde de sexta-feira (04) nas bolsas de Nova York e Londres. O mercado tem suporte de ajuste de posições depois de recuar nos últimos dias, além de suporte do petróleo.
Por volta das 12h27 (horário de Brasília), o açúcar do tipo bruto tinha valorização de 0,72% na Bolsa de Nova York, cotado a US$ 18,12 c/lb. Já no terminal de Londres, o tipo branco saltava 0,59%, negociado a US$ 495,40 a tonelada.
Depois de recuar nos últimos dias no terminal norte-americano, com mínimas de janeiro sendo testadas, o mercado do açúcar reagiu nesta última sessão da semana com ajuste de posições. Além disso, há suporte relacionado ao petróleo.
O óleo subia cerca de 3% nesta tarde em meio preocupações com a oferta apoiadas por tensões geopolíticas, e uma tempestade de inverno nos Estados Unidos alimentando temores sobre o fornecimento global de petróleo.
"A última alta foi desencadeada por uma onda de frio no Texas, que está alimentando preocupações sobre interrupções de produção na Bacia do Permiano, o maior polo de xisto dos EUA", disse Carsten Fritsch, analista de commodities do Commerzbank para a agência de notícias Reuters.
As oscilações do óleo impactam diretamente nos preços da gasolina e, consequentemente do etanol. As usinas do Brasil podem optar por um mix mais direcionado para o açúcar ou para etanol no Brasil, dependendo de qual remunerar mais.
Ainda no financeiro, por outro lado, o dólar tinha alta sobre o real, o que tende a encorajar as exportações, mas pesa sobre os preços das commodities. Ainda negativamente, há pressão no mercado relacionada com a boa safra nas origens.