Núcleo Jovem Coplacana propõe novos aprendizados no Agronegócio

Publicado em 24/01/2022 08:59
No seu primeiro ano de atividade, o projeto propôs entender as necessidades da nova geração e fornecer conteúdo em diversos formatos

O Núcleo Jovem Coplacana (NJC) é um espaço destinado aos jovens de 16 a 35 anos que, principalmente, tenham interesse pelo agronegócio, diversidade cultural e sejam pertencentes às famílias cooperadas à Coplacana estabelecidas nos cinco estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Segundo a Maíra Stabelini, analista de marketing da Coplacana, em 2021 o projeto enfrentou o desafio de lançar um programa de relacionamento e capacitação dos jovens em um ambiente ainda pandêmico, tendo em vista a questão do distanciamento social. “Seguimos resilientes com as atividades de forma online e contando muito com o engajamento e sensibilização dos jovens que estávamos recrutando”, ressalta Maíra.

Por ainda sofrer com os avanços da COVID-19, os encontros aconteceram no formato híbrido, mesclando online e presencial. As atividades focaram em ampliar o conhecimento dos membros e trocar experiências sobre o setor do agronegócio por meio de aulas, workshops, mesas redondas, debates e encontros presenciais. Além da participação no congresso Youth Agribusiness Movement International 2021 (YAMI).

Com temáticas sobre sucessão familiar, estratégias técnicas do agronegócio, marketing digital, soja, cana-de-açúcar, tecnologia, pecuária e inovação no setor. Contaram com participantes como Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana, Marcos Farhat, diretor administrativo da Coplacana, Ricardo Berni, diretor de negócios agrícolas da Raízen, e Saile Farias e Cesinha Farias, irmãos influenciadores do perfil do Instagram @jovensdoagro.

A festa junina à caráter, que aconteceu também no formato online, trouxe muitos sorrisos e muitas fotos dos jovens participantes.

O Núcleo Jovem Coplacana, teve um primeiro ano de atividades que foram executadas no modelo híbrido e algumas ações presenciais como o plantio de mudas, resultando em trocas efetivas de conhecimento sobre práticas de sustentabilidade no agronegócio, trazendo novas possibilidades técnicas e networking aos integrantes.

Mariane Natera, analista de inovação do Avance Hub, entendeu que a partir das primeiras conversas com os jovens que existia uma urgência para aumentar a rede de contatos. “São pessoas com objetivos de vida e desafios parecidos, que têm a oportunidade de trocar experiências através do nosso Núcleo Jovem Coplacana”, comentou.

Os ganhos relatados pelos jovens surpreenderam os organizadores do projeto, tendo como destaque a possibilidade de networking. “Recebemos diversos relatos de como as nossas atividades proporcionaram visibilidade e oportunidades para nossos membros, seja no ambiente corporativo, na propriedade, em grupos de pesquisa ou na interação com profissionais referência no mercado”, reforça Maíra.

A confraternização de fim de ano aconteceu em dezembro na sede da cooperativa em Piracicaba, reunindo boa parte dos integrantes e contando também com a cerimônia de posse da coordenação do Núcleo Jovem Coplacana 2022.

As promessas para o Núcleo Jovem Coplacana para o ano de 2022 são de expansão das relações e possibilidades de novos aprendizados aos jovens, alinhando a tecnologia e o agronegócio.

O Núcleo Jovem Coplacana tem conteúdos digitais. Confira as redes sociais: SiteInstagram e Facebook. 

Fonte: Coplacana

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar: março/25 fecha com queda de 0,73% em NY; consultoria destaca tom de baixa nos preços
Agora é Lei: produtores de cana-de-açúcar têm direito ao pagamento de créditos de carbono
É um vitória para o setor produtivo afirma presidente da Unida sobre inclusão dos produtores de cana-de-açúcar no Renovabio
Preços do açúcar seguem em baixa, mas março/25 de NY recupera patamar dos 19 cents/lbp
Açúcar: Mercado inicia 2025 em tom de baixa
Açúcar abre em baixa e contrato março/25 de NY trabalha abaixo dos 19 cents/lbp
undefined