Tereos reduz em 40% o descarte de resíduos de suas unidades industriais
A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar e uma das maiores empresas nacionais em produção de etanol e energia a partir da biomassa de cana-de-açúcar, reduziu em 40% o descarte de resíduos dos seus restaurantes. Por meio de um projeto de compostagem em suas unidades industriais, mais de 130 toneladas de restos alimentares deixaram de ir para aterros sanitários desde o começo de 2020 até setembro deste ano.
O projeto teve início em 2020 com a instalação de composteiras nas sete unidades do grupo, localizadas no noroeste do Estado de São Paulo. Os recipientes são abastecidos diariamente com os resíduos orgânicos e cobertos com palha, grama, folhagem e/ou bagaço, que se transformam em biofertilizante que é utilizado nas áreas de viveiro e jardinagem.
Ainda pensando na reutilização e destinação ambientalmente correta, a companhia também conta com uma parceria para doação e reciclagem de óleo. Todo o óleo de cozinha utilizado na preparação dos alimentos nos refeitórios das unidades é armazenado e posteriormente doado para a associação Renascer, de Olímpia (SP), onde é comercializado para fabricação de biodiesel. Desde o ano passado até o mês de setembro deste ano, 386 toneladas de óleo utilizadas pela companhia tiveram destinação correta por meio da parceria, evitando a contaminação de 9.650.000 metros cúbicos de água.
“A sustentabilidade está no centro de nossas atividades, a começar pela nossa principal matéria-prima, a cana-de-açúcar, que permite o aproveitamento máximo de seus recursos, até os processos industriais e agrícolas. Com as iniciativas de gestão de resíduos nas unidades, fortalecemos nossas iniciativas em prol do meio ambiente e da atuação responsável da companhia em todas as frentes”, comenta Renato Zanetti, Superintendente de Excelência Operacional na Tereos.