Índice Cepea do açúcar no Brasil atinge recorde nominal na 1ª quinzena de agosto
O índice do açúcar cristal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP) no mercado físico do estado de São Paulo atingiu recorde nominal durante a primeira quinzena de agosto, a R$ 125,55 (USD 23,90)/saca de 50 quilos no dia 12 de agosto.
"O impulso veio da baixa oferta de açúcar na safra atual (2021/22), que tem sido causada pelo clima seco e frio nas áreas de cultivo de cana-de-açúcar. Vale lembrar que novas geadas estão previstas para a segunda quinzena do mês, o que pode mais uma vez prejudicar as lavouras de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil", destacou o centro.
Diante desse cenário climático com impacto na safra, agentes de diversas usinas de açúcar de São Paulo se afastaram do mercado na primeira quinzena de agosto. A avaliação é que as perdas possam comprometer até o volume de açúcar já vendido por meio de contratos.
"Apesar da menor oferta no mercado spot, grandes volumes de açúcar cristal foram vendidos pelas usinas no início do mês, o que reforçou a liquidez", completou o Cepea. Entre 2 e 13 de agosto, o índice Cepea/Esalq do produto atingiu média de R$ 121,54/saca, 5,09% acima do registrado na primeira quinzena de julho.
A situação no Brasil também tem estimulado as altas para o açúcar bruto na Bolsa de Nova York. No entanto, segundo o Cepea, a valorização do dólar norte-americano frente ao real e a desvalorização do petróleo limitaram a tendência de alta dos preços.