Açúcar encerra com valorização após redução na estimativa de safra

Publicado em 30/06/2021 18:20 e atualizado em 30/06/2021 19:22
Além dos problemas com a seca, setor agora observa danos das geadas nas áreas produtoras do Brasil

As cotações futuras do açúcar finalizaram a sessão desta quarta-feira (30) com valorização nas bolsas de Nova York e Londres. 

O principal vencimento do açúcar na Bolsa de Nova York fechou o pregão com 2% de alta e cotado a 17,89  c/lb com alta de 17,93  c/lb e mínima de 1706  c/lb. Enquanto na Bolsa de Londres a valorização foi ainda mais expressiva e o principal vencimento fechou com 3,54% de alta, cotado a US$ 447,70 por tonelada. 

De acordo com análise internacional do site Barchart, os preços subiram para máximas de 2 semanas nesta quarta-feira. "O açúcar subiu hoje depois que a Czarnikow cortou sua estimativa de produção de açúcar 2021/22 do Centro-Sul do Brasil em -4,2% para 34,1 MMT de uma previsão de abril de 35,6 MMT, já que a seca prejudicou o desenvolvimento da cana-de-açúcar", destacou a publicação. 

Além da seca, o setor acompanha o clima no Brasil. De acordo com a agência de notícias Reuters áreas de produção no Sudeste também foram atingidas pela geada generalizada registrada em quase todo o Centro-Sul do Brasil na última madrugada. 

Geada generalizada no Centro-Sul do Brasil atinge lavouras de milho, café, laranja e cana

Os preços do açúcar têm suporte subjacente dos preços mais altos do petróleo bruto. A força do petróleo bruto beneficia os preços do etanol e pode levar as usinas de açúcar do Brasil a desviar mais a moagem da cana para a produção de etanol em vez da produção de açúcar, reduzindo o fornecimento de açúcar.

Os preços do açúcar no mercado interno o cenário é desvalorização, de acordo com os dados do Cepea. Como referência, na véspera, o Indicador CEPEA/ESALQ do açúcar, registrou queda de 2,47%, negociado a 114,98 a saca de 50 kg.

No Norte e Nordeste do Brasil, o açúcar registrou estabilidade, a R$ 132,65 a saca, segundo dados levantados pela consultoria Datagro. 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apenas monitorando principais origens, açúcar começa semana ajustando preços
Ipiranga e Vibra estão prontas para questionar RenovaBio na Justiça, dizem fontes
Fenasucro & Agrocana destaca ESG no setor bioenergético com espaço exclusivo para debater estratégias de sustentabilidade
Sem novidades nos fundamentos, açúcar abre semana apenas com variações técnicas
Qualidade da cana pode impedir que usinas atinjam suas metas e entender mix de açúcar será o desafio do 2º semestre