Estimativa da produção de cana-de-açúcar em Goiás é destaque no boletim Agro em Dados de junho

Publicado em 22/06/2021 10:11 e atualizado em 22/06/2021 11:16
Publicação mensal da Seapa mostra estimativa da produção da cultura, que deve colher 73,4 milhões de toneladas. Dados também mostram expectativa para produção de açúcar e álcool no Estado

Goiás deve colher 73,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2021/2022, ocupando o posto de segundo maior produtor nacional. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e enfatizados na publicação Agro em Dados, do mês de junho, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Segundo o boletim, o Estado deve ser responsável por 11,7% da produção nacional de cana-de-açúcar, e tem produtividade média estimada de 76,3 toneladas por hectare, o que representa aumento de 0,2% em relação ao ano anterior. Com isso, a estimativa do Valor Bruto de Produção (VBP) da cana-de-açúcar é de R$ 8,9 bilhões para o ano de 2021.

“É uma cultura importante e estratégica para Goiás”, avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “O Estado figura como segundo maior produtor de cana-de-açúcar do País e sua destinação, tanto para a produção de açúcar, quanto para a produção de álcool, mostra que o incentivo ao setor traz geração de emprego e também renda, uma vez que movimenta o setor industrial e também contribui na balança comercial goiana”, salienta.

Açúcar

Em relação à produção de açúcar no Estado, o boletim traz dados de estimativa de produção de 2,4 milhões de toneladas na safra 2021/2022. O Estado deve ser o quarto maior produtor de açúcar e participa com 6,3% da produção nacional.

Quanto às exportações, o Estado é o quinto maior exportador nacional, com um total de 76,7 milhões de dólares no acumulado de janeiro a abril. Os principais destinos são Indonésia (20,7%), Marrocos (15,2%) e Nigéria (12,1%).

Álcool

A produção de etanol a partir de cana-de-açúcar deve chegar aos 4,6 bilhões de litros na safra 2021/2022, tendo Goiás como segundo maior produtor nacional. As exportações, até agora, de janeiro a abril, somam 11,6 milhões de dólares e representam 13,2% das exportações do Complexo Sucroalcooleiro.

A maior parte do total exportado foi destinada à Coreia do Sul (86,1%). Aparecem, ainda, entre os compradores os Estados Unidos (8,8%), China (4,8%) e Austrália (0,3%).

O boletim Agro em Dados do mês de junho também traz como destaques números relativos à pecuária goiana, produção de leite, suinocultura e avicultura, produção de milho e cana-de-açúcar, além de informações relacionadas às ações das jurisdicionadas da Seapa - neste mês, destaque para a Ceasa. O boletim é produzido e distribuído gratuitamente de maneira digital no site da Seapa (www.agricultura.go.gov.br).

Acesse o boletim Agro em Dados de junho: https://www.agricultura.go.gov.br/files/AgroemDados21/JUNHO2021-AGROEMDADOS.pdf

Fonte: Sec. de Agricultura de GO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apenas monitorando principais origens, açúcar começa semana ajustando preços
Ipiranga e Vibra estão prontas para questionar RenovaBio na Justiça, dizem fontes
Fenasucro & Agrocana destaca ESG no setor bioenergético com espaço exclusivo para debater estratégias de sustentabilidade
Sem novidades nos fundamentos, açúcar abre semana apenas com variações técnicas
Qualidade da cana pode impedir que usinas atinjam suas metas e entender mix de açúcar será o desafio do 2º semestre