Vietnã impõe tarifa antidumping de 47,64% sobre açúcar de origem tailandesa
O governo do Vietnã decidiu impor uma tarifa antidumping de 47,64% sobre o açúcar de cana importado originário da Tailândia a partir de 16 de junho, segundo comunicado oficial emitido pelo Ministério da Indústria e Comércio do país. As informações são da S&P Global Platts.
A tarifa será válida pelos próximos cinco anos, segundo o comunicado.
Antes dessa atualização que unifica a alíquota para todos os tipos do adoçante, o Vietnã tinha definido em fevereiro uma tarifa de 33,88% para as importações de açúcar bruto e de 48,88% para o tipo refinado com validade de 90 dias.
Em 2020, o Vietnã deixou de cobrar impostos em um acordo da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). No acordo, o açúcar da ASEAN deveria ter apenas um direito de 5%. Porém, um forte aumento nas importações de açúcar tailandês pressionou os preços e a produção doméstica.
Os embarques de açúcar da Tailândia para o Vietnã em todo o ano de 2020 foram de 1,26 milhão de toneladas, sobre 299,83 mil t no mesmo período de 2019.
Fontes do mercado disseram para a S&P que a movimentação no mercado pelo Vietnã abre caminho para que os compradores do país busquem açúcar de outras origens da ASEAN, incluindo Malásia e Indonésia.