Governo prepara leilão para contratar energia de usinas a biomassa

Publicado em 11/06/2021 16:52

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia deve realizar em breve uma licitação para fechar a compra da produção de usinas de geração de eletricidade movidas à biomassa, o que ocorre diante de uma crise hídrica que tem pressionado o nível dos reservatórios das hidrelétricas do Brasil.

A informação foi confirmada pela pasta nesta sexta-feira, após a Reuters ter publicado na véspera que usinas de cana-de-açúcar vinham conversando com membros do governo sobre medidas que poderiam permitir uma maior geração de energia em suas instalações, com vistas a apoiar o sistema elétrico.

"A previsão é de que a portaria de consulta pública das diretrizes do leilão de contratação de biomassa seja publicada até o final deste mês", disse o ministério em nota.

Levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) apontou que centrais movidas a biomassa principalmente de bagaço de cana poderiam gerar 1.249 gigawatts-hora (GWh) adicionais em energia entre julho e dezembro de 2021 e mais que o dobro disso em 2022 com medidas de incentivo do governo, como um leilão emergencial para compra da produção extra.

(Por Luciano Costa)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apenas monitorando principais origens, açúcar começa semana ajustando preços
Ipiranga e Vibra estão prontas para questionar RenovaBio na Justiça, dizem fontes
Fenasucro & Agrocana destaca ESG no setor bioenergético com espaço exclusivo para debater estratégias de sustentabilidade
Sem novidades nos fundamentos, açúcar abre semana apenas com variações técnicas
Qualidade da cana pode impedir que usinas atinjam suas metas e entender mix de açúcar será o desafio do 2º semestre