Índia autoriza empresas a comercializarem etanol puro, confirma Datagro
O Ministério do Petróleo, Gás Natural e Aço da Índia anunciou nesta quinta-feira (25) que empresas de petróleo e de distribuição de combustíveis comercializem etanol puro (E100). A informação está sendo divulgada pela imprensa local, mas ainda não teve anúncio oficial do governo.
A autorização foi confirmada por Plínio Nastari, presidente do Datagro, através da assessoria de imprensa da consultoria.
A decisão tem potencial de beneficiar as empresas sucroalcooleiras e de etanol da Organização Mundial do Comércio (OMC), incluindo o Brasil, segundo a imprensa local, já que segundo especialistas da Índia há escassez de destilarias no país e a medida modificaria o cenário de produção.
Nas últimas semanas, o governo da Índia havia anunciado um plano para lançar veículos movidos por gasolina misturada com 20% de etanol até 2025, ante uma mistura entre 5% e 6% atualmente.
A medida, segundo analistas, ainda não teria um impacto imediato já que o país não possui uma frota de veículos flex ou exclusivamente de etanol, o que poderia gerar oportunidades ao Brasil também em tecnologia automotiva.