Czarnikow reafirma previsão de superávit global de açúcar de 3 mi t em 2021/22
A trading inglesa Czarnikow reforçou nesta quinta-feira (18) que vê possibilidade de um superávit global de 3 milhões de toneladas de açúcar na safra 2021/22 (outubro-setembro), mas condicionada com o comportamento da safra em importantes origens.
"Isso só vai se concretizar se tivermos boas safras dos quatro principais produtores: Brasil, Índia, Tailândia e UE", disse a trading.
Até o momento, a Czarnikow vê a safra de açúcar do Centro-Sul do Brasil em 36 milhões de t para 2021/22, com uma queda de 2,4 milhões de t sobre o ano anterior como reflexo de um período prolongado de chuvas abaixo da média nos últimos meses. O volume seria próximo do registrado em 2017/18.
Produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil - Fonte: Czarnikow
Para a Índia, segunda maior produtora global, a nova temporada também poderá ser menor por conta de um aumento das metas de etanol no país.
Na Europa, as plantações de beterraba na França, Alemanha e Polônia podem enfrentar problemas com o vírus da beterraba amarela novamente, já que permanecem sob a proibição dos neonicotinóides.
Do lado da demanda, a trading ainda está atenta para a pandemia. "Provavelmente, mais incertezas persistirão por um tempo, já que o COVID-19 continua a impactar a logística e o sentimento do mercado", destacou em relatório.
Chuvas no Centro-Sul do Brasil em 2020, 2021 e média histórica mensal - Fonte: Czarnikow