No período de 1 ano, MS teve aumento de 207% nas exportações de açúcar bruto

Publicado em 08/09/2020 12:20

Entre os meses de janeiro e julho de 2020, Mato Grosso do Sul exportou 309 mil toneladas de açúcar bruto, um aumento de 207% em comparação ao comercializado no mesmo período de 2019, que foi de 100,6 mil toneladas. Esse avanço do setor é o assunto da editoria #MercadoAgropecuario desta semana.

Conforme dados do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no período de 7 meses, a receita com as exportações de U$ 29 milhões para U$ 79 milhões – um salto de 176%. Nos 12 meses de todo o ano passado foram exportadas 238 mil toneladas de açúcar, o que resultou em uma receita de U$ 67 milhões.

“Esse movimento de alta nas exportações de açúcar é reflexo de três fatores: a pandemia da Covid-19, que reduziu o consumo de etanol devido ao isolamento social, a valorização do dólar e a demanda externa, porque outros países tiveram quebras na sua produção. E com o baixo consumo de etanol no primeiro semestre, as indústrias focaram na produção de açúcar”, analisa o consultor técnico do Sistema Famasul, Clóvis Tolentino.

Atualmente, segundo números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul é o quarto estado do Brasil em produção de cana-de-açúcar. O estado possui 709 mil hectares de área plantada, ficando atrás de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Ainda segundo o IBGE, a safra 2020 de Mato Grosso do Sul teve uma queda em relação à do ano passado. Foram 51,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, enquanto em 2019 foram colhidos 52,2 milhões de toneladas.

Este e outros temas sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar serão apresentados na #LiveSistemaFamasul desta terça-feira (8), com a participação do engenheiro agrônomo e especialista em gestão agrícola, José Trevelin Júnior, e do presidente da Sulcanas (Associação dos Fornecedores de Cana Sul-Mato-Grossense), Alexandre Garcia. A transmissão será feita pelo Facebook da instituição #SistemaFamasul e pelo Canal Youtube.com/SistemaFamasul.

Fonte: Sistema Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtores de cana e industriais do Nordeste reiteram durante evento em Maceió importância da inclusão da classe produtiva no Renovabio
Chuva na colheita do Brasil dá suporte de alta após grande pressão no açúcar
NovaBio: Brasil precisa urgente definir políticas que incentivem e privilegie a produção de combustível limpo
Açúcar avança mais de 2% após Unica informar retração na safra do Centro-Sul
Unica: Chuvas impactam o ritmo de colheita na primeira quinzena de julho
Após dias de pressão, açúcar tem leve respiro e avança mais de 1%