Etanol supera R$2 o litro na usina em SP pela 1º vez na história, diz Cepea
SÃO PAULO (Reuters) - Os preços do etanol hidratado nas usinas de São Paulo subiram 2,48% nesta semana, superando 2 reais por litro pela primeira vez na história, segundo o indicador semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
O indicador, que considera o combustível na usina (sem impostos) no principal Estado produtor do país, tem registrado valorizações semanais desde meados de setembro, à medida que o centro-sul caminha para o período da entressafra de cana e o consumo se mantém forte.
Desde a semana de 9 a 13 de setembro, a última vez que o indicador registrou uma queda semanal, o preço do produto na usina subiu 18,6% para 2,0097 reais por litro em média, segundo o Cepea, cuja série histórica do etanol começou em 2002.
O consumo de etanol hidratado (usado diretamente nos carros flex) registra alta de cerca de 20% neste ano no país, segundo os dados mais recentes da reguladora do setor ANP, o que tem impulsionado as usinas a produzirem volumes recordes.
Nos postos de combustíveis, os preços do etanol hidratado (na média Brasil) subiram 1,8% nesta semana, para 3,06 reais por litro, informou a pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis nesta sexta-feira.
A gasolina, combustível concorrente do etanol hidratado, avançou 1,38% na média Brasil nos postos, para 4,489 reais por litro, segundo a ANP, enquanto o diesel registrou alta de 0,27%, para 3,718 reais por litro.