Safra de cana do centro-sul do Brasil deve ter leve alta em 2020/21, diz Platts

Publicado em 30/10/2019 11:27

SÃO PAULO (Reuters) - A região centro-sul do Brasil deve ter uma safra de cana-de-açúcar levemente maior na temporada que começa em abril, e provavelmente produzirá também um pouco mais de açúcar, disseram analistas da S&P Global Platts nesta quarta-feira.

O centro-sul do Brasil deve moer 590 milhões de toneladas de cana na safra 2020/21, ante 584 milhões de toneladas na atual temporada, que está perto do fim. A produção de açúcar deve subir para 27 milhões de toneladas, de 25,79 milhões de toneladas neste ano, segundo a Platts.

A produção de etanol na nova temporada foi projetava em 30,31 bilhões de litros, ante 30,65 bilhões na atual safra.

O analista Claudiu Covrig, da S&P Global Platts, disse que o mix de produção do Brasil na próxima temporada deverá ser similar ao das últimas duas, com usinas direcionando até 65% da cana para produção de etanol e apenas cerca de 35% para fabricação de açúcar.

"Mas, se o mercado reagir em algum ponto, claro que as usinas vão mudar o mix para o açúcar", disse ele durante evento em São Paulo.

"Alguns usineiros me disseram que os futuros do açúcar teriam que subir 100 pontos sobre os preços equivalentes do etanol no Brasil para que eles comecem a mudar o mix de produção, alocando mais cana para produção de açúcar", afirmou.

A Platts projeta que o balanço global de oferta de açúcar passe de um grande déficit de quase 6 milhões de toneladas em 2019/20 (out-set) para um pequeno superávit de 0,6 milhões de toneladas em 2020/21.

(Por Marcelo Teixeira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
Futuros do açúcar seguem pressionados e abrem novamente em queda nesta 6ª feira (22)
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
undefined