Safra 2019/2020: moagem da cana-de-açúcar em MS atinge 18,5 milhões de toneladas

Publicado em 12/07/2019 15:37
Quantidade é 7% maior com relação ao mesmo período da safra passada; efeitos da geada devem aparecer nas próximas quinzenas

A safra de cana-de-açúcar 2019/2020 iniciou o novo ciclo com ritmo adiantado em Mato Grosso do Sul. No primeiro trimestre, a moagem da matéria-prima atingiu 18,5 milhões de toneladas. A quantidade é 7% maior comparado à safra passada, que processou 17,2 milhões de toneladas no mesmo período. Os dados fazem parte do acompanhamento da safra divulgado pela Biosul [Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul].

De acordo com o presidente Associação, Roberto Hollanda Filho, condições climáticas contribuíram para o resultado positivo de produção neste período. Com relação à ocorrência de geada em áreas de cana-de-açúcar no Estado no último final de semana, eventuais impactos devem refletir no resultado dos próximos balanços da safra. 

“Já sabemos que o fenômeno climático foi mais extenso que o esperado. Neste momento, nossas associadas estão com equipes a campo para levantar informações a avaliar eventuais danos aos canaviais, que devem aparecer, se houver, no monitoramento das próximas quinzenas”, explicou.

Etanol e Açúcar

A produção de etanol hidratado teve aumento de 10%, com 938 milhões de litros produzidos no período acumulado da safra. Em contrapartida, etanol anidro registrou queda de 1,4% na produção, com 233 milhões de litros. No total, foram 1,1 bilhão de litros de etanol produzidos pelo Estado [+7,6%].

Já a produção de açúcar teve uma leve recuperação neste primeiro trimestre da safra. Foram produzidas 328 mil toneladas do alimento, quantidade 7,6% maior comparado ao mesmo período da safra anterior.

Apesar da recuperação na produção do açúcar, o mix de produção da safra em Mato Grosso do Sul permanece voltada para etanol, com 85% de destinação da cana.

Por: Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul
Fonte: Biosul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
Futuros do açúcar seguem pressionados e abrem novamente em queda nesta 6ª feira (22)
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
undefined