Efeito Fethab: Taxação do etanol leva americanos a suspenderem 6 novas usinas em MT
Empresários americanos decidiram suspender projetos de seis novas usinas de etanol de milho em Mato Grosso por causa do aumento da taxação sobre o produto dentro do novo Fethab, proposto no início do ano pelo governador Mauro Mendes, aprovado pelos deputados e já em vigor.
Só vão prosseguir com a unidade de Sorriso cujas obras faltam cerca de 40% para serem concluídas. As demais plantas ficam suspensas.
Na prática, os americanos deixam de investir aproximadamente R$ 5 bilhões nas usinas em solo mato-grossense e, por consequência, interrompendo perspectivas de gerar dois mil empregos diretos.
A notícia foi retransmitida pelo empresário Marino Franz, que tem dois sócios americanos na FS Bioenergia (FS Agrisolutions Indústria de Combustíveis), instalada desde agosto de 2017 em Lucas do Rio Verde.
O deputado e ex-secretário de Indústria do Estado, Carlos Avalone, fez um comentário, em tom de alerta sobre a suspensão desses investimentos no grupo de WhatsApp da diretoria da Federação das Indústrias (Fiemt) - confira reprodução ao lado.
Segundo ele, a frustração dos investidores veio com o aumento de impostos para o etanol feito à base de milho, dentro do novo Fethab.
Aliás, o empresariado do agronegócio entende que o momento é de reconhecimento ao setor mais importante para a economia do país e não de aumentar a carga tributária.