Conab vê 'outra' safra de cana no Brasil com números que superam um ciclo de forte quebra
A Conab viu outra safra de cana sendo produzida no Brasil na temporada 18/19. A Companhia Nacional de Abastecimento está dando uma produção de 635 milhões de toneladas, o que está longe da realidade vista pelas empresas de consultorias e agentes desse mercado.
Na média de 550 milhões de toneladas que está em fase de processamento no Centro-Sul e mais as 44,8 milhões que estão começando agora a ser tiradas do Nordeste, segundo os principais produtores locais, deixam a soma de 594,8 milhões. Algo muito longe pesquisado no 2º levantamento feito pela órgão federal.
Por sinal, a Conab conseguiu apresentar um resultado, divulgado nesta manhã de terça (21), acima dos seus números finais da safra 17/18, em pouco mais de 2 milhões de toneladas, e acima do que o mercado registrou na mesma temporada, naturalmente sempre abaixo dos números “oficiais”.
Em termos de produção de um ciclo mais etanoleiro, a Conab até que foi mais conservadora, dando entre 1 e 1,5 bilhão de litros sobre as projeções da Unica, a principal entidade do setor. Mercado estima 28/29 bilhões de litros.
Já quanto à produção de açúcar, seguidamente derrubado em suas previsões dada principalmente às condições deprimidas de preços internacionais, a diferença supera em mais de 4 milhões de toneladas. A Conab a 34,2 milhões, mas o bom sendo metodológico aponta para 30 milhões ou pouco menos.