Cuba cancela exportação de açúcar por impacto de furacão Irma e chuvas
Por Marc Frank
HAVANA (Reuters) - Cuba cancelou suas exportações de açúcar neste mês e tem dificuldades para atender a demanda local após chuvas que arrasaram as plantações em plena safra, disse o chefe da empresa estatal de açúcar no fim de semana.
O presidente da Azcuba, Orlando Celso García, disse a uma federação de empresas operadoras em uma reunião no sábado que a produção de açúcar sem refinar estava em 31 por cento em janeiro, de acordo com o jornal oficial Juventud Rebelde.
O furacão Irma, que afetou as plantações de cana em setembro, também prejudicou os estoques para a indústria, disse Celso García.
"Agora, de 53 usinas previstas (em operação), só 29 moem cana, e destas 14 estão paralisadas pela chuva", disse ele.
Um operador de açúcar local disse que nunca viu um janeiro com uma produção tão baixa. "Tivemos que cancelar nossos embarques", disse ele sob condição de anonimato.
A Azcuba planeja produzir 1,6 milhão de toneladas de açúcar sem refinar nesta temporada, abaixo do 1,8 milhão de toneladas do ciclo anterior, segundo um especialista local com acesso a informações sobre a indústria e que pediu para não ser identificado.