Na Folha: Setor de açúcar e etanol tem "otimismo prudente"

Publicado em 29/06/2016 07:21
Por Mauro Zafalon, coluna Vaivém das Commodities

O cenário para o açúcar é bom nos próximos dois anos. A demanda mundial é crescente, e o Brasil tem um bom posicionamento estratégico.

Essa é a avaliação de Jacyr Costa Filho, diretor da Tereos no Brasil. Ele vê o setor com "um otimismo prudente".

O câmbio ajuda e os estoques mundiais estão baixos, o que coloca o produto brasileiro em evidência e o deixa mais competitivo.

Na avaliação da Tereos, o deficit mundial entre oferta e demanda de açúcar fica próximo de 6 milhões de toneladas na atual safra 2015/16. O deficit se manterá também na safra seguinte, atingindo pelo menos 5 milhões de toneladas.

Os estoques mundiais estão praticamente nas mãos de chineses e indianos, o que traz uma desvantagem ao Brasil, que só tem capacidade de armazenagem de 40% da safra.

Os chineses conseguem armazenar o correspondente ao consumo de uma safra.

Para ser mais competitivo, e negociar o produto de forma e hora mais adequadas, o país deveria ter meios para elevar essa capacidade de armazenagem.

O mesmo critério vale para o etanol, que teria uma maior regularidade de preços, o que seria bom para produtor e consumidor.

Ao contrário do açúcar, a demanda do etanol não mostra crescimento neste ano. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estudo do IAC revela aumento de 24,5% na produtividade da cana-soca com uso de óxidos refinados de cálcio e magnésio Estudo do IAC revela aumento de 24,5% na produtividade da cana-soca com uso de óxidos refinados de cálcio e magnésio
Futuros do açúcar caem em Nova Iorque com influência de desvalorização do real Futuros do açúcar caem em Nova Iorque com influência de desvalorização do real
Com investimentos que ultrapassam R$ 100 milhões, Usina Laguna inicia produção de açúcar em MS
Açúcar sobe em NY com foco em oferta global e potencial produtivo da safra brasileira
Etanol/Cepea: Volume negociado cresce no 1º mês da temporada 25/26
Açúcar/Cepea: Baixa oferta de cristal de qualidade neste início de safra eleva preço em abril