Fluxos de açúcar do Brasil para Mianmar devem aumentar com queda de exportação da Índia
LONDRES (Reuters) - Os fluxos de açúcar branco brasileiro de baixa qualidade devem aumentar para Mianmar, país que é considerado um portão de entrada para o açúcar contrabandeado para a China, com as exportações do produto indiano caindo.
Os crescentes preços do açúcar na Índia significam que as usinas indianas irão desprezar cada vez mais o mercado de exportações, disseram operadores.
A disponibilidade do açúcar tailandês também é pouca, devido à ampla e recente demanda chinesa pelo açúcar branco do país e a prolongada seca no segundo maior exportações reduzindo a produtividade e aumentando a oportunidade para as exportações de açúcar brasileiro de baixa qualidade para Mianmar.
O tempo de transporte de Mianmar para o Brasil será mais longo do que a partir da Índia, mas os importadores podem não ter muita escolha a não ser aceitar o tempo de espera maior, uma vez que há disponibilidade limitada para ofertas alternativas.
"O que ainda precisa ser visto é se o açúcar branco de baixa qualidade do Brasil é capaz de substituir completamente o açúcar branco de baixa qualidade da Índia em Mianmar no futuro, em meio a elevação dos preços domésticos na Índia", disse uma fonte do mercado europeu.
(Por David Brough)