Consumo de etanol bate recorde, mas vendas de combustíveis caem em 2015

Publicado em 13/01/2016 06:25

As vendas de todos os combustíveis no Brasil recuaram pouco mais de 3% em 2015 ante o ano anterior, apesar do forte aumento no consumo de etanol hidratado para volumes históricos, segundo dados publicados nesta terça­feira (12) pelo Sindicom, o sindicato das empresas distribuidoras de combustíveis.

O recuo das vendas das associadas do sindicato no período foi o primeiro pelo menos desde 2005 —segundo dados disponíveis do Sindicom—, em meio a uma crise econômica no país.

As vendas de etanol hidratado registraram o maior volume comercializado desde o início do programa do álcool, informou o Sindicom, com o combustível renovável mais competitivo frente à gasolina em importantes Estados consumidores na maior parte do ano.

As vendas do biocombustível somaram mais de 11 bilhões de litros, alta de 39,2% em relação ao ano anterior.

"Na maior parte do ano, os preços do etanol hidratado tiveram uma paridade de preços favorável em relação à gasolina nos principais Estados produtores (São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)", afirmou o Sindicom, na nota publicada nesta terça­feira.

Com o aumento da demanda pelo etanol, as vendas de gasolina sofreram queda de 8,6% no mesmo período. Foi a primeira queda das vendas de gasolina das associadas do Sindicom desde 2009.

Quando somada a comercialização total de gasolina e etanol hidratado, considerando a equivalência energética dos produtos, houve uma redução de 1,7% nas vendas. A queda, explicou o Sindicom, reflete o recuo estimado no consumo das famílias, da ordem de 2%, segundo relatório do Banco Central. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado do açúcar recua, com olhar atento para o avanço da safra no Brasil Mercado do açúcar recua, com olhar atento para o avanço da safra no Brasil
‘É Lei e Lei tem que ser cumprida’ afirma presidente da Unida criticando   a judicialização do RenovaBio por parte das distribuidoras ‘É Lei e Lei tem que ser cumprida’ afirma presidente da Unida criticando a judicialização do RenovaBio por parte das distribuidoras
Açúcar fecha com baixas em NY e Londres mas ainda mantém parte dos últimos ganhos
Produção de açúcar do Brasil promete ser forte e ajuda no superávit global, diz Datagro
Mercado do açúcar recua de olho no tamanho da oferta global e na safra brasileira
Açúcar recua após altas recentes, com percepção de oferta global mais confortável