Com exportação de açúcar, MS reativa terminal de Porto Murtinho

Publicado em 09/10/2015 07:52

Com atividades totalmente suspensas desde 2010, o governo do estado deve reativar no dia 20 de outubro o terminal portuário no rio Paraguai da cidade de Porto Murtinho, a 408 quilômetros de Campo Grande, na região sudoeste de Mato Grosso do Sul.

O primeiro embarque, segundo o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, será de 6 mil toneladas de açúcar, de um total de 20 mil toneladas do produto que deverão ser exportadas pelo terminal nesta retomada de atividades.

Verruck destacou que a reativação do porto é estratégica dentro do macro projeto do governo do estado de melhorar a competitividade logística de Mato Grosso do Sul. “Sempre fomos muito competitivos na produção, seja na indústria ou no agronegócio, mas perdíamos essa competitividade no escoamento da produção. Por isso, o governo do estado está fazendo um grande esforço para melhorar a nossa infraestrutura”, apontou.

O secretário ressaltou que dentro desse projeto, o governo está investindo para melhorar as estradas vicinais, em outra frente trabalha para a retomada dos investimentos na malha ferroviária e no modal hidroviário, articula para o retorno das operações na hidrovia Paraná-Tietê e que ampliar o uso da hidrovia do rio Paraguai.

“Dentro deste projeto, o porto de Porto Murtinho é muito importante, porque possibilitará o acesso ao Paraguai e aos portos argentinos e depois ao oceano Pacífico”, ressaltou lembrando que o modal hidroviário é o que oferece o menor custo na comparação com o rodoviário e o ferroviário.

Leia  a notícia na íntegra no site G1 - MS.

 

Fonte: G1 - MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hedgepoint reduz estimativa de produção de açúcar no Brasil em 300.000 toneladas
Biden, queda no petróleo e preocupação com demanda: Açúcar começa semana recuando mais de 1%
Produtividade da cana tem queda de 2,5% nesta safra, aponta CTC
Com petróleo também em baixa, açúcar amplia desvalorização nesta 2ª feira
Açúcar: Atento à oferta, semana começa com novas baixas
Açúcar tem semana focada em oferta global e encerra com baixas em NY e Londres