Em evidência no cenário nacional, bioenergia terá evento exclusivo na 23ª Fenasucro & Agrocana

Publicado em 06/08/2015 12:58
Tema é um dos destaques da feira como novo viés para a retomada do setor

A cogeração de energia limpa por meio do bagaço e da palha da cana-de-açúcar é um dos principais destaques da 23ª edição da Fenasucro & Agrocana, que acontecerá de 25 a 28 de agosto, em Sertãozinho, interior paulista. Atualmente em evidência, a bioenergia ganhou um setor dedicado na maior feira sucroenergética mundial por se tratar, segundo os organizadores do evento, de um novo viés para a retomada deste setor.

A importância do tema trouxe à Feira o V Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade (Bioenergy Conference 2015). Realizado na Fenasucro & Agrocana pela primeira vez, o evento recebeu neste ano a chancela da UNESCO - que está comemorando em 2015 o Ano Internacional da Luz - marcando a relevância do seminário na difusão de informação sobre a utilização de energia limpa em todo mundo.

Marcado para o dia 26 de agosto, no Espaço de Conferências da Fenasucro & Agrocana, o Seminário CEISE Br/Unica (Bioenergy Conference 2015) discutirá como o uso da biomassa para produção de energia está mudando o panorama do agronegócio brasileiro, além de ser uma das alternativas para a escassez de energia gerada por hidrelétricas e outros combustíveis fósseis como o petróleo. Aliado a isso, as limitações na oferta de energia e o aumento no consumo nacional estão abrindo um campo gigante para o uso de resíduos de culturas agrícolas e florestais para geração de energia. "Tratar de bioeletricidade dentro da Fenasucro & Agrocana, de forma técnica, agrega ainda mais valor aos produtos e serviços que as empresas deste segmento estarão expondo durante a feira. Mais do que conhecer e/ou adquirir produtos ou serviços, é preciso entender a importância de uma fonte energétic a verde, ou seja, ambientalmente sustentável para o país", afirma o presidente do CEISE Br, Antonio Eduardo Tonielo Filho.

Segundo estudo, divulgado em abril deste ano pela Empresa de Pesquisa Energética - EPE, do Ministério de Minas e Energia, a oferta de energia renovável no Brasil crescerá entre 35% e 40% nos próximos anos. Ainda segundo o Ministério, a energia gerada pela cana-de-açúcar já ocupa a terceira maior fonte de energia na matriz energética do Brasil. Focado nesta demanda, o Seminário levará para  a Fenasucro & Agrocana uma grade de programação que apresentará alternativas de incentivo ao uso de biomassa para geração de energia, assim como mostrar os avanços tecnológicos e científicos, além de analisar os cenários prospectivos da biomassa energética. "O Brasil tem um grande potencial de expansão para a biomassa. Tecnologias em máquinas e equipamentos estão sendo implantadas e evoluindo a cada ano", afirma o Coordenador do Bioenergy Conference, Clóvis Rech.

Zilmar de Souza, responsável pela área de bioeletricidade da UNICA aponta o elevado nível de discussão gerado durante o Seminário, promovendo a troca de conhecimentos. "Tenho certeza que esta edição será uma ótima oportunidade para debatermos o futuro da bioeletricidade com representantes dos governos federal e do estado de São Paulo que estarão no evento, além dos grandes especialistas no tema bioeletricidade que também já confirmaram presença", destaca Souza.

O Gerente Geral da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, reforça a importância da bioenergia e o potencial do setor em oferecer energia limpa procedente do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. "Atualmente, a biomassa da cana representa 7% da matriz energética brasileira, no entanto o setor sucroenergético poderia elevar ainda mais essa participação. Hoje, por exemplo, temos uma Itaipu e meia parada, que poderia gerar este tipo de energia no país. Não temos dúvidas que a biomassa da cana-de-açúcar é uma importante matéria prima para gerar energia limpa, barata e, principalmente, renovável. Além disso, a geração de bioenergia é um forte viés para a retomada do setor sucroenergético", aponta Montabone. "Nosso setor tem plenas condições de fornecer energia limpa e mais barata em larga escala, contribuindo como alternativa ao abastecimento elétrico proveniente de fonte hídrica - hoje em crise, mas para isso necessita de um reconhecimento maior e de investimentos para se tornar uma realidade permanente e competitiva", acrescenta Tonielo Filho.

Programação 5º Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade (Bioenergy Conference 2015).

08h30   Abertura

09h00   Biomassa Agrícola para a Geração de Energia (Tiago Quintela Giuliani - Coordenador do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia - Secretaria de Produção e Agroenergia - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

09h40   Mercado e Perspectivas na Produção de Pellets para Energia (Dorival Garcia - Presidente da ABIPEL - Associação Brasileira das Indústrias de Pellets)

10h20   Coffee Break

10h40   Uso do Sorgo como Opção de Matéria Prima para Bioenergia (Tatiana Gonçalves - Diretora para América do Sul - NexSteppe)

11h10   Soluções para Aumentar a Oferta de Biomassa para Geração de Energia Elétrica (Felipe Moraes Gerente da Vermeer Latin America)

12h00   Intervalo

13h30   A Bioeletricidade e o Suprimento Energético no Estado de São Paulo (João Carlos de Souza Meirelles - Secretário de Energia do Estado de São Paulo)

14h10   A Cadeia Produtiva do Agronegócio da Cana e a Bioeletricidade (Arnaldo Jardim Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)

14h50   O Contexto Energético e a Bioenergia no Brasil e no Mundo (Décio Luiz Gazzoni - Pesquisador da Embrapa, Membro do Painel Científico Internacional de Energia Renovável, Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento)

15h20   Coffee Break

15h40   O Potencial da Bioeletricidade: Oportunidades e Desafios (Marcelo Severi - Gerente do Departamento Comercial da Unidade Negócios - TGM Turbinas)

16h20   Bioeletricidade e sua relevância como geração distribuída (Ricardo Takemitsu Simabuku - Assessor da Superintendência de Regulação Econômica e Estudos do Mercado da Agência Nacional de Energia Elétrica).

Sobre a Fenasucro & Agrocana 2015

A 23ª edição da Fenasucro & Agrocana acontecerá de 25 a 28 de agosto, nos pavilhões do Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP. Integrando o calendário mundial de eventos de energia da Reed Exhibitions Alcantara Machado, a feira reúne os líderes do mercado e seus principais compradores vindos de todo o Brasil e de mais 50 países. Neste ano, a expectativa é receber mais de 33 mil visitantes/compradores.

Com foco em negócios, a Fenasucro & Agrocana estará dividida em cinco grandes setores: Agrícola, Fornecedores Industriais (pequenos, médios e grandes fornecedores de equipamentos, suprimentos e serviços industriais), Processos Industriais (vitrine do que há de mais moderno em tecnologias, máquinas, equipamentos e serviços para a indústria), Transporte e Logística e Energia.

Espaço de Conferências recebe o V Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade (Bioenergy Conference 2015).

Mais informações:

Site: www.fenasucro.com.br

Facebook: /Fenasucro

Fonte: Ascom Fenasucro & Agrocana

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Valorização do petróleo dá impulso para o açúcar e preços fecham em alta
Mercado do açúcar mantém preços de 17 cents em Nova Iorque de olho no tamanho da safra brasileiro
VLI registra movimentação recorde de açúcar na Ferrovia Centro-Atlântica em 2024/25
Mercado do açúcar mantém estabilidade com expectativas para a safra brasileira e indiana
Exportação brasileira de açúcar em abril é a mais baixa em 2 anos, diz Secex
Preços do açúcar fecham em baixa nesta 4ª feira (07) e ampliam baixas