NA FOLHA: Desenvolvida após melhoramentos genéticos, 'supercana' visa energia

Publicado em 11/05/2015 09:18
Ela é enorme –pode atingir seis metros de altura–, tem potencial para produzir 300 toneladas por hectare e representa uma nova era no setor sucroenergético.

A cana energia, ou "supercana", desenvolvida após melhoramentos genéticos, está em fase avançada de pesquisa e já gera novos desafios. Num setor em crise, a colheita da variedade irá demandar novos equipamentos ou adaptações nos atuais.

Desenvolvida nos últimos seis anos pelo Centro de Cana do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), ela tem como principais características um alto índice de fibras e de biomassa, diferentemente da cana tradicional, que possui mais sacarose e é utilizada para produzir açúcar.

Daí ser chamada de cana energia, por ser mais própria para produzir energia elétrica ou etanol de segunda geração, a partir da palha e do bagaço da cana.

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo.


 
Fonte: Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estudo do IAC revela aumento de 24,5% na produtividade da cana-soca com uso de óxidos refinados de cálcio e magnésio Estudo do IAC revela aumento de 24,5% na produtividade da cana-soca com uso de óxidos refinados de cálcio e magnésio
Futuros do açúcar caem em Nova Iorque com influência de desvalorização do real Futuros do açúcar caem em Nova Iorque com influência de desvalorização do real
Com investimentos que ultrapassam R$ 100 milhões, Usina Laguna inicia produção de açúcar em MS
Açúcar sobe em NY com foco em oferta global e potencial produtivo da safra brasileira
Etanol/Cepea: Volume negociado cresce no 1º mês da temporada 25/26
Açúcar/Cepea: Baixa oferta de cristal de qualidade neste início de safra eleva preço em abril