Soja: Mercado interno teve bom momento em setembro por conta da valorização do dólar

Publicado em 30/09/2011 15:16
O mercado interno da soja no Brasil viveu um bom momento em setembro deste ano, seguindo na contramão do mercado internacional. A valorização do dólar frente ao real fez com que as cotações registradas neste mês fossem melhores do que as de agosto. Isso foi possível mesmo com os preços  atingindo seu menores patamares em 10 meses na Bolsa de Chicago.

A sustentação se deu frente a forte valorização da moeda norte-americana. A alta do dólar refletiu a migração dos investidores para ativos mais seguros, deixando de lado investimentos mais voláteis, como as commodities agrícolas. O movimento refletiu a turbulência que ronda a economia mundial e contribuiu para um avanço dos valores no Brasil.

No entanto, apesar dessa melhora nos preços,o mercado brasileiro fechou setembro com uma semana negativa. Nas principais praças os preços registraram baixas e a movimentação foi lenta.
No início do mês, a comercialização começou com um bom ritmo, mas foram perdendo o fôlego ao longo dos dias por conta das significativas baixas na CBOT.

O vencimento novembro da oleaginosa negociada em Chicago declinou de US$ 13,64 por bushel (média) para US$ 12,23 no fim de setembro, marcando o menor patamar desde dezembro.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo