China importa menos óleo de soja da Argentina por conta de recuo da demanda

Publicado em 05/05/2011 14:50
De acordo com o CNGOIC - Centro Nacional de Informação sobre Grãos e Óleos da China, as importações chinesas de óleo de soja da Argentina ficaram bem abaixo do volume do ano passado.

Nos três primeiros meses de 2011, a China importou apenas 120 mil toneladas de óleo, enquanto no mesmo período, em 2010, foram 627 mil toneladas.

Alguns analistas apostam até mesmo em uma retaliação da China contra a decisão da Argentina de limitar as importações de produtos manufaturados chineses. A represália poderia ser um dos motivos para a desaceleração do comércio.

"O CNGOIC disse que a demanda chinesa e indiana por óleo de soja neste ano está fraca. As esmagadoras chinesas têm enfrentado margens negativas, e metade da capacidade da indústria foi suspensa depois que o governo determinou um controle de preço para aliviar a inflação. Os estoques de soja nos portos chegaram a níveis quase históricos de cerca de 6,7 milhões de toneladas", informou a publicação da indústria Oil & Facts.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tecnicamente soja em Chicago recupera tendência de alta com ação dos fundos deixando suas posições, mas movimento ainda é frágil
Demanda da China e alta da soja em Chicago sustentam preços no Brasil, diz Cepea
China faz novas compras de soja nos EUA e no Brasil, marcando mais uma semana de boas novas da demanda
Soja dá sequência às altas em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando derivados
Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas debate umidade para classificação da soja
Soja sobe 15 pontos em Chicago e volta a flertar com os US$10/bushel nos vencimentos americanos