Parceria com sementeiros é alternativa para produção de soja convencional

Publicado em 19/04/2011 12:18

Em Primavera do Leste, região sul de Mato Grosso, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Glauber Silveira, destacou a parceria com os sementeiros no plantio de soja
convencional. Ele deixou claro que é uma opção a mais para o produtor na hora de decidir a produção. O pronunciamento foi feito nesta segunda-feira (18.04), durante a programação 2011 do Circuito Aprosoja. O evento é uma realização da Aprosoja e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), vinculado ao sistema Famato. 

O presidente da Aprosoja destacou a parceria com a Embrapa no fomento de pesquisas para viabilizar a produção de soja convencional no estado. Outro fator importante para os sojicultores neste tipo de produção é o pagamento de até R$ 4,50 a mais pela soja convencional. Esse "plus", se concretizado nas próximas safras, será um atrativo para os produtores. Mas Silveira lembra que esse "plus" ainda é "coisa recente".

 A cultura de soja transgênica avança no Estado e corresponde a quase 70% da área plantada na safra 2010/11. “O manejo é mais fácil, a produtividade é semelhante à da convencional e os custos não são tão elevados”, diz ele. No entanto, entidade de produtores teme que transgênico ocupe a área da soja convencional no Estado, dificultando o retorno.

  

SOJA LIVRE – Implantado em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não-Geneticamente Modificados (Abrange) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Aprosoja participa do programa Soja Livre, lançado em novembro de 2010, e que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de pesquisas com cultivares convencionais.

   

No total, 17 dias de campo disseminaram a cultura e a valorização da soja convencional no estado de Mato Grosso e mais de dois mil produtores puderam receber informações do programa, que tem o apoio da Aprosmat e da Fundação Rio Verde e patrocínio da Fundação Triângulo, Fundação Cerrados, Fundação Bahia.

 

Tags:

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tecnicamente soja em Chicago recupera tendência de alta com ação dos fundos deixando suas posições, mas movimento ainda é frágil
Demanda da China e alta da soja em Chicago sustentam preços no Brasil, diz Cepea
China faz novas compras de soja nos EUA e no Brasil, marcando mais uma semana de boas novas da demanda
Soja dá sequência às altas em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando derivados
Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas debate umidade para classificação da soja
Soja sobe 15 pontos em Chicago e volta a flertar com os US$10/bushel nos vencimentos americanos