Compras chinesas de soja sobem no 1o bimestre; caem em fevereiro
Por outro lado, as importações de fevereiro alcançaram 2,32 milhões de toneladas, segundo o governo, o que representa uma forte baixa ante o volume de 5,14 milhões de toneladas registradas em janeiro.
O volume comprado em fevereiro foi o mais baixo desde novembro de 2008, em parte pelos feriados do Ano Novo Lunar, quando as fábricas ficaram fechadas, e também pelas importações mais altas em janeiro, que registraram aumento anual de 26 por cento.
Os esmagadores aumentaram suas importações após o ano novo chinês, logo que as margens para compras futuras ficaram positivas, após as perdas recentes nos preços da soja em Chicago.
Liu Yonghao, presidente do grupo New Hope, maior processador de ração do país, disse que a demanda pelo produto se manteve forte devido às boas margens de produção dos criadores de suínos.
O Ministério do Comércio da China estimou que as importações de março aumentariam ligeiramente a 3,16 milhões de toneladas, enquanto em abril e maio elas poderiam crescer para mais de 5 milhões de toneladas por mês.
As importações de óleo vegetal comestível da China subiram 12,2 por cento nos dois primeiros meses do ano, para 1,02 milhão de toneladas, enquanto as importações de fevereiro alcançaram 410 mil toneladas, uma queda após as 610 mil toneladas importadas em janeiro, segundo dados da alfândega.