Soja: Frente a demanda aquecida, mercado encerra com forte alta

Publicado em 03/03/2011 13:57 e atualizado em 03/03/2011 17:13
Continua o bom momento da soja na Bolsa de Chicago. Depois de encerrar o pregão noturno com leves altas nesta quinta-feira, a sessão diurna começou com altas de dois dígitos, se manteve, os preços retomaram o patamar dos US$ 14 por bushel e encerraram com quase variação positiva de quase 19 pontos.

Os futuros continuaram encontrando sustentação na demanda aquecida e renovada, principalmente por parte da China. No relatório de registro de exportações do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgado nesta quinta-feira, o departamento reportou vendas semanais acima das expectativas do mercado.

Paralelamente, o clima no Brasil também continua atua como fator positivo para a oleaginosa. As chuvas constantes atrasam a colheita no país e provocam problemas para o embarque do grão no Porto de Paranaguá.

>> Veja como ficaram as cotações da SOJA

Exportações semanais - O USDA divulgou seu relatório de registro de exportações nesta quinta-feira. As vendas de soja dos EUA totalizaram 645,3 mil toneladas na semana encerrada no dia 24 de fevereiro. O volume ficou acima do que esperava o mercado - entre 100 mil e 500 mil toneladas.

As exportações de milho ficaram dentro do esperado e somaram 1.202,3 milhão de toneladas. As apostas do mercado variavam entre 800 mil e 1.250 milhão de toneladas.

Já as vendas norte-americanas de trigo vieram menores do que as expectativas. Enquanto o mercado esperava algo entre 700 mil e 1.350 milhão de toneladas, foram exportadas 650,9 mil toneladas do grão.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo