Chuva atrasa colheita de soja no Paraná

Publicado em 15/02/2011 16:45
Início de ano choveu acima da média em praticamente todas as regiões do Estado.
A chuva, tão esperada por muitos produtores do país, está atrasando a colheita de soja no Paraná. No início de ano choveu acima da média em praticamente todas as regiões do Estado. A preocupação agora é com a qualidade da produção que está no campo esperando para ser colhida.
 
A lavoura do produtor Onivaldo Dante, em Cambé, já deveria estar pronta para a colheita, mas ele terá que esperar. Com o grande volume de chuva e a intensidade mais baixa de luminosidade nesta safra, as plantas de soja vegetaram mais e o ciclo da cultura foi estendido.

— Pela época do plantio, já deveria ser o dia de se iniciar a colheita da lavoura. Mas, com o excesso de chuva que está, mesmo se parar a chuva agora e se der sol, ainda estou com atraso de 15 dias na colheita. Devo começar somente na primeira semana de março — conta o produtor.

Na área experimental do Lavouras do Brasil localizada em Londrina, a situação é um pouco diferente. A soja já está pronta para ser colhida, mas isso deverá acontecer somente depois que a chuva parar. Para o consultor do projeto, Áureo Lantmann, com a umidade alta a produtividade das lavouras pode ficar comprometida.

— O grão vai encher de água, vai romper a vagem e vai começar a germinar dentro da vagem. Ou, abrindo a vagem, ela vai ficar suscetível a um grande número de patógenos do ambiente e a vagem vai apodrecer, o grão vai apodrecer, e isso provavelmente vai dar uma perda muito significativa — explica o consultor.

Neste ano o Paraná semeou 13.800 milhões de hectares com soja. Mas, de acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, até o início desta semana somente 1% da safra foi colhida. No ano passado, esse percentual já havia sido colhido em janeiro. A preocupação é com o plantio do milho safrinha, que deveria começar ainda neste mês e também pode sofrer atraso.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo