Produtores de soja estão otimistas com a safra 2011

Publicado em 28/01/2011 07:11
No Paraná, projeção é de uma colheita de quase 14 milhões de toneladas.
Apesar do atraso na colheita em Mato Grosso e dos efeitos do La Nina no sul do Brasil, a produtividade da soja deve ser recorde. A previsão é da Agroconsult, que divulgou nesta quinta, dia 27, estimativas sobre a safra brasileira. Na lavoura, o otimismo dos produtores, pelo menos por enquanto, acompanha o das consultorias. No Paraná, a projeção é de uma colheita de quase 14 milhões de toneladas. Se confirmada, vai ser a segunda maior safra. Em outros Estados, a situação é semelhante.

Antônio Perucci é produtor de soja no norte do Paraná. Ele e a família plantam 1,5 mil hectares. Mesmo com a chuva dificultando o manejo da lavoura, a expectativa é boa para a safra 2011.

– Ano passado a gente colheu em torno de 55 ou 60 sacas. Esse ano tem área que, se não enganar a gente, até 70 sacas por hectare nós estamos esperando – afirmou.

Em Mato Grosso, Estado que lidera a produção nacional, a expectativa também é positiva. Apesar da chuva no mês de janeiro, os produtores acreditam que não deve haver perdas na produtividade.

O otimismo do produtor aparece nas estimativas das consultorias privadas. A Agroconsult vai percorrer durante quase dois meses 55 mil quilômetros do país para conferir o andamento da safra. Mas já tem uma previsão para a soja: a colheita deve chegar a 70,3 milhões de toneladas. Número que, se confirmado, vai será o maior registrado na história. A previsão já leva em conta os efeitos do La Niña e das chuvas no Centro-Oeste.

Já o analista Edson Pereira, da Informa FNP, considera exagerada a estimativa. Ele confirma que a safra será muito boa, talvez até melhor do que a do ano passado. Mas 70 milhões de toneladas seria um exagero. A consultoria prevê uma produção de 68,3 milhões de toneladas de soja.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados
undefined