Soja avança em Chicago diante de dólar fraco

Publicado em 19/01/2011 10:09 e atualizado em 19/01/2011 14:31
Depois do recuo de ontem, os preços da soja voltaram a subir expressivamente nesta quarta-feira. O mercado hoje reflete uma nova e significativa desvalorização do dólar e ganhos no mercado de oleaginosas na Ásia. Com isso, as cotações já chegaram a registrar altas de mais de 15 pontos durante o pregão noturno e fecharam a sessão com um avanço de dois dígitos. Na sessão diurna, a alta dos preços é menor.  O trigo também sobe, porém, o milho recua.

Paralelamente, outros fatores de sustentação são a pouca influência das chuvas registradas na Argentina nas lavouras e também a visita de uma comissão chinesa a Chicago para acordar a compra de soja dos Estados Unidos.

A delegação está em na cidade para a assinatura de acordos para a compra de soja dos Estados Unidos durante uma  cerimônia na quinta-feira. O evento coincide com a visita do presidente da China, Hu Jintao.

A nação asiática, que é a principal importadora mundial de soja, tipicamente sinaliza os acordos de compra a cada dois anos.

Em uma cerimônia semelhante com a da próxima quinta-feira, em 2008, a China comprou 2,2 milhões de toneladas da oleaginosa norte-americana.  o volume foi o maior já reportado sobre compras de soja feitas em apenas um dia.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tecnicamente soja em Chicago recupera tendência de alta com ação dos fundos deixando suas posições, mas movimento ainda é frágil
Demanda da China e alta da soja em Chicago sustentam preços no Brasil, diz Cepea
China faz novas compras de soja nos EUA e no Brasil, marcando mais uma semana de boas novas da demanda
Soja dá sequência às altas em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando derivados
Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas debate umidade para classificação da soja
Soja sobe 15 pontos em Chicago e volta a flertar com os US$10/bushel nos vencimentos americanos