Vazio Sanitário: Plantio de soja é proibido por 90 dias em Campo Largo/PR

Publicado em 17/08/2010 07:45
Os agricultores de Campo Largo precisam ficar atentos quanto ao plantio de soja. De 15 de julho a 15 de setembro fica instituído, por lei, que o produtor mantenha o chamado Vazio Sanitário, do Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática que, segundo a resolução nº 120/2007, corresponde à proibição da lavoura de soja em qualquer fase de desenvolvimento neste período.

O motivo deste procedimento é controlar o avanço da Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) durante o ciclo de verão. O principal dano ocasionado por essa doença à planta é a desfolha precoce, que impede a completa formação dos grãos, reduzindo a produtividade. As condições climáticas, o tamanho e a resistência da planta vão influenciar no nível de dano que a doença pode causar, refletindo negativamente na produção. Porém, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural, a ferrugem da soja não é prejudicial ao ser humano, apenas a lavoura. “É importante que os agricultores colaborem para que esse fungo não se propague pelas plantações do município”, ressalta o secretario Lino Petry.

O produtor que não cumprir a norma será notificado e poderá ser autuado, ficando sujeito a sanções que vão desde advertência até multa, proibição do comércio, interdição da propriedade e restrição ao crédito rural (Lei Estadual nº 11.200 13/11/1995). Mais informações podem ser adquiridas na Casa do Agricultor, através dos telefones 3292-6470 e 3292-9127, com o setor de agronomia.

Tags:

Fonte: Agora Paraná

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo