China compra 240 mil toneladas de soja dos EUA e preços encontram suporte

Publicado em 09/06/2010 13:04 e atualizado em 09/06/2010 16:12
As cotações da soja vêm registrando uma forte recuperação, principalmente nos primeiros vencimentos. Os preços têm encontrado suporte nas especulações de que as exportações chinesas teriam crescido cerca de 50% em maio em relação ao mesmo período de 2009. Além disso, o anúncio do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) da venda de 240 mil toneladas de soja da safra nova (2010/11) e mais 40 mil toneladas de óleo da safra velha (2009/10) dos Estados Unidos para China também colaboraram para esse avanço.

No curto prazo, embora há expectativa de queda no ritmo de importações chinesas em decorrência dos altos volumes importados nos meses de abril e maio, os vencimentos mais curtos em Chicago tendem a encontrar certa sustentação, devido a demanda interna nos EUA e América do Sul, baixo interesse de venda por parte dos produtores e a expectativa de que os impasses técnicos e políticos entre China e Argentina possam resultar em um maior fluxo de importações do subproduto nos EUA.

Já os vencimentos longos, especialmente o novembro registram um quadro distinto, devido as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras norte-americanas confirmando a expectativa de uma oferta confortável a frente (juntamente com a safra recorde colhida na América do Sul).

“Na prática os vencimentos mais longos não conseguem uma recuperação justamente pelo fato de que, com uma oferta confortável, é necessário que a demanda mantenha-se robusta nos próximos meses para concorrer com este cenário e, a incerteza com relação ao impacto da crise européia sobre a economia global mantém os players receosos”, explica o analista de mercado da XP Investimentos, Ricardo Lorenzet.

Tags:

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agrodefesa leva orientações sobre sanidade vegetal para a Expedição Safra Goiás
Soja tem sessão de volatilidade em Chicago e negócios travados no mercado brasileiro
Paraná colhe 2% da área de soja e vê piora na condição da lavoura, diz Deral
Colheita da soja começa lenta e deve ganhar ritmo no final de janeiro
Distribuição de chuvas positiva deve trazer boa produtividade na soja de Rondônia
Colheita da soja começa lenta no Brasil e plantio do arroz é finalizado no RS
undefined