Mato Grosso deve produzir 4% a mais de soja nesta safra

Publicado em 06/05/2010 13:54
O oitavo levantamento do ciclo 2009/10, divulgado nesta quinta-feira, pela Companhia Nacional de Abastecimento, aponta crescimento na área de soja em Mato Grosso. São 357,3 mil hectares a mais sobre a safra anterior, ocasião em que agricultores destinaram à cultura o equivalente a 5,8 milhões de hectares. Neste ano, foram 6,1 milhões. O incremento entre uma época e outra supera os 6%. De acordo com a Conab, a produção da oleaginosa também crescerá.

A estatal aponta um resultado acima dos 18,7 milhões de toneladas, ou seja, 4,5% acima do verificado em 2008/09. Nesse período, os reportes no campo chegaram a 17,9 milhões de hectare. A produtividade, por sua vez, deve retrair, passando de 3.082 quilos por hectare a outros 3.036 quilos por hectare. Para a Conab, o comportamento climático vem contribuindo para o bom desenvolvimento das lavouras. Mesmo com excesso de chuvas e em consequência a alta umidade em algumas regiões, sobretudo no Paraná e em Mato Grosso, a produtividade deve progredir.

A unidade federativa mantém-se como principal produtora de soja no país, seguida pelo Paraná. Nesse, a produção deve crescer acima dos 48%, alcançando 14,1 milhões de toneladas.

No cenário nacional, a produção estimada em 67,86 milhões de toneladas é 18,7%, ou 10,7 milhões de toneladas superior à produção de 57,17 milhões de toneladas atingidas em 2008/09. A atual safra foi beneficiada por vários fatores, como preços mais atraentes, e perspectivas futuras de mercado mais atrativas comparativamente às culturas concorrentes, sobretudo à do milho, e a antecipação do período das chuvas, principalmente nos Estados da região Centro-Oeste, situação que permitiu a antecipação do plantio da oleaginosa, possibilitando o início da colheita no mês de janeiro, abrindo áreas para o plantio do milho segunda safra nos meses de janeiro e fevereiro, período mais apropriado para a implantação desta cultura, aponta o levantamento da estatal.

A Conab acrescenta ainda que a área cultivada com a oleaginosa apresentou crescimento de 6,9%, correspondendo a um ganho de 1,5 milhão de hectares sobre a da safra anterior, passando para 23,24 milhões de hectares. O maior crescimento é observado na região Sul, 643,4 mil hectares, sobressaindo-se o Estado do Paraná, com 435,4 mil hectares a mais que a cultivada em 2008/09, seguido do Rio Grande do Sul, com aumento de 153,7 mil hectares.

A colheita, em nível de país, até 30 de abril totalizava 92,6%, correspondendo a 62,85 milhões de toneladas. Na região Centro-Oeste, onde o plantio teve início no mês de setembro, no mesmo período, faltava apenas 0,2% do total de 31,68 milhões de toneladas.

O oitavo levantamento de safras realizado pela Conab indica uma produção nacional de soja de 67,9 milhões de toneladas, representando um ligeiro aumento em relação ao levantamento anterior, indicando que a produção nacional de soja, 2009/2010, deve-se manter nos atuais patamares.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem sessão de volatilidade em Chicago e negócios travados no mercado brasileiro
Paraná colhe 2% da área de soja e vê piora na condição da lavoura, diz Deral
Colheita da soja começa lenta e deve ganhar ritmo no final de janeiro
Distribuição de chuvas positiva deve trazer boa produtividade na soja de Rondônia
Colheita da soja começa lenta no Brasil e plantio do arroz é finalizado no RS
Soja realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após duas sessões de altas fortes
undefined