Inicia a colheita da soja em Mato Grosso
Começou a colheita da soja em Mato Grosso, maior produtor do grão no país. O Estado é o primeiro a iniciar os trabalhos.
Bastou o sol aparecer para o agricultor colocar as máquinas no campo. Em Lucas do Rio Verde, a colheita é feita durante o dia e à noite.
Em Sinop, no norte de Mato Grosso, os agricultores que optaram pelas variedades mais precoces também já começaram a colheita. Os próximos dias serão de muito trabalho no campo.
Em uma fazenda da região são nove mil hectares cultivados. Nos primeiros talhões geralmente a produtividade é um pouco menor. Mesmo assim, rende cerca de 55 sacas por hectare.
O gerente da propriedade Roberto Negrini espera colher mais da metade da área até o dia 15 de janeiro se o clima colaborar. Para isso, procurou agilizar o trabalho. “A fazenda tem 20 máquinas. Tivemos que pegar mais 14 terceirizadas para poder fazer a colheita antecipada e aproveitar o melhor preço do início da safra”, justificou.
Quem plantou as variedades convencionais só deve começar a colher em meados de janeiro. Esse é o caso do agricultor Carlos Fávaro. Ele tem 2,5 mil hectares com soja. O produtor espera uma boa produção e torce por melhores preços nesta safra.
“Ainda é um pouco cedo para ver a que níveis o mercado internacional de soja vai se manter. Nos níveis que está hoje, apesar da defasagem cambial, está muito perto do equilíbrio entre receita e despesa. Agora, se o mercado internacional ceder um pouco, dificilmente o produtor vai achar rentabilidade”, falou Fávaro.
De acordo com a Conab, a atual safra brasileira de soja deve ser 13% maior que a de 2008/2009.