Governo do MS investirá quase R$ 700 mil em pesquisa sobre soja
O governo do Mato Grosso do Sul, por meio da Seprotur - Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo - investirá R$ 696.667,20 mil em projetos voltados a divulgação científica e desenvolvimento tecnológico da soja no estado. A medida se deve a um convênio firmado no início de agosto entre o governo e a Fundação MS para pesquisa e difusão de tecnologias agropecuárias.
De acordo com o convênio, caberá à fundação desenvolver os trabalhos de campo, em uma área de aproximadamente 500 hectares, no município de Maracaju. O apoio financeiro do estado ajudará a validar e difundir tecnologias de maior produtividade. Segundo a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, os recursos também serão direcionados a aquisição insumos - corretivos, fertilizantes, herbicidas, inseticidas e outros para o controle de doenças e pragas invasoras. E dentre os resultados esperados, estão o melhor desempenho da produção estadual na safra verão.
O presidente da Fundação MS, Antonio Reinaldo Schneid, disse que a pesquisa será fundamental para o aprimoramento da produtividade da soja, principalmente quando as condições climáticas ficam cada vez mais rigorosas, com prolongados períodos de estresses hídricos e temperaturas adversas.