Produção mundial da soja 2009/10 crescerá 40 mi de toneladas
A produção mundial de soja deve ter um incremento de 40 milhões de toneladas - para 250 milhões de toneladas - na safra 2009/2010. A expectativa foi apresentada nesta terça-feira (1ª) pela coordenadora de Assuntos Econômicos da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rosemeire dos Santos, durante reunião da Câmara Setorial da Soja, no Ministério da Agricultura.
De acordo com a coordenadora, o aumento na contribuição brasileira para a produção mundial, no período, será pequeno: o total passará de 60 milhões de toneladas para 63 milhões de toneladas. Rosemeire dos Santos disse acreditar que o consumo mundial, principalmente o da China, deverá crescer no próximo ciclo, mas não no mesmo ritmo da produção, o que reduzirá os preços.
A maior preocupação para o agricultor, segundo a coordenadora da CNA, é a desvalorização do dólar. "O câmbio, hoje, já influencia negativamente na renda do produtor, mas, se (o dólar) chegar a ficar abaixo de R$ 1,70, será um risco muito grande", previu ela.
Na avaliação de Rosemeire dos Santos, o governo não deverá apresentar medidas para o câmbio no curto prazo. "O Brasil precisa realizar investimentos em 2010 e não tem poupança para isso. Então, o real precisará ficar valorizado." (AE)