Governador de MT retira pedido de expropriação de propriedades com desmatamento ilegal

Publicado em 15/04/2025 11:32 e atualizado em 15/04/2025 12:10

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes cumpriu a palavra dada aos produtores durante a Assembleia da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) e, em manifestação oficial ao Supremo Tribunal Federal (STF), reconsiderou o pedido de expropriação de propriedades com desmatamento ilegal, retirando o pleito anterior de aplicação do art. 243 da Constituição.

Essa importante decisão é fruto da atuação firme da Aprosoja MT, da participação ativa das entidades do setor produtivo e, sobretudo, da postura exemplar dos produtores presentes, que mostraram que sabem fazer uma crítica respeitosa, mas incisiva e coerente, capaz de promover reflexão e mudança de rumo.

A Aprosoja MT reafirma que é possível combater o desmatamento ilegal com base na lei, no devido processo legal e em instrumentos eficazes de fiscalização, regularização fundiária e incentivo à produção sustentável, sem adoção de medidas extremas capazes de colocar em risco a segurança jurídica e o direito de propriedade da coletividade.

Nosso agradecimento ao governador Mauro Mendes, pela sensibilidade, pela escuta ativa e por manter o compromisso com o diálogo democrático e com a construção de soluções que respeitem quem produz com responsabilidade. Seguimos juntos, em defesa dos produtores de soja e milho de Mato Grosso.

Fonte: Aprosoja MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China x EUA: O que os mercados querem saber de Genebra? Veja o que dizem os analistas China x EUA: O que os mercados querem saber de Genebra? Veja o que dizem os analistas
Soja 2025/26: Brasil tem prêmios positivos e boas chances de comercialização, com boas margens Soja 2025/26: Brasil tem prêmios positivos e boas chances de comercialização, com boas margens
Soja desacelera ganhos em Chicago, mas focada em encontro entre representante de China e EUA neste sábado
Soja: Crédito restrito, juros altos e custos de produção mais altos vão limitar crescimento da área 25/26 no BR
Anec indica queda na exportação de soja do Brasil em maio
Soja sobe forte em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando derivados e grãos, se recuperando das últimas baixas