Brasil envia à China informações sobre cargas de soja retidas em janeiro, diz autoridade

Publicado em 10/04/2025 14:42 e atualizado em 10/04/2025 16:20

Logotipo Reuters

 

Por Ana Mano

SANTOS (Reuters) - O Ministério da Agricultura enviou na última segunda-feira a documentação relativa às cargas de soja retidas pela China por questões fitossanitárias em janeiro, disse uma autoridade nesta quinta-feira.

Hugo Caruso, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do ministério, disse à Reuters nesta quinta-feira que o ministério estava reunindo informações sobre a origem dos grãos das empresas envolvidas antes de fornecer explicações detalhadas a Pequim.

Nos bastidores de um evento organizado conjuntamente pela Associação Comercial de Santos e pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Caruso disse que o governo brasileiro não pode prever qual será a resposta da China, nem quando ela virá.

O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo. Dessa forma, a expectativa é de que a China, o maior importador, recorra ao país sul-americano para obter suprimentos adicionais em meio à guerra comercial com os Estados Unidos.

A Terra Roxa Comércio de Cereais, a Olam Brasil, a C.Vale Cooperativa Agroindustrial e as operadoras de grãos norte-americanas Cargill e ADM foram afetadas pelas suspensões de janeiro, que diziam respeito apenas a pequenos lotes de soja, de acordo com o governo brasileiro na época.

Embora unidades específicas das empresas afetadas permaneçam suspensas pela China, outros fornecedores pertencentes às mesmas operadoras puderam continuar com os embarques de soja para a China, disse Caruso.

(Reportagem de Ana Mano)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de soja dos EUA podem cair 20% sem acordo comercial com a China, diz AgResource Exportações de soja dos EUA podem cair 20% sem acordo comercial com a China, diz AgResource
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 4ª, em manhã de espera por novidades Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 4ª, em manhã de espera por novidades
Programa de biodiesel nos EUA faz subir o óleo de soja, puxando cotações do grão nesta terça (13)
Preços da soja fecham em alta em Chicago nesta 3ª, mas recuam nos portos pressionados pelo dólar
Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também
MAPA divulga calendário de semeadura e vazio sanitário da soja para a safra 2025/2026 com regionalização inédita na Bahia