Produtores plantam 4,1% da safra de soja 2024/25, diz Safras & Mercado

Publicado em 04/10/2024 18:00

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio da safra de soja 2024/25 do Brasil atingiu 4,1% da área total esperada até esta sexta-feira, o que indica um atraso na comparação com o ritmo visto nesta época no ano passado e em relação à media histórica, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado.

Na semana anterior, o total semeado era de 1,9%, em momento em que produtores da região central do Brasil lidam com uma seca e aguardam chuvas antes de acelerar os trabalhos.

Em igual período do ano passado, produtores brasileiros tinham semeado 7,8% da área projetada, enquanto a média dos últimos cinco anos é de 5,5%.

A Safras & Mercado disse que o plantio avançou no Paraná, com área já semeada de 24%, 11 pontos percentuais à frente da semana anterior e acima da média histórica para o período (14%). O Estado sulista tem recebido precipitações.

No Mato Grosso, maior produtor brasileiro, o total semeado é de 2%. Em igual período da temporada anterior, o número era de 14% no Estado, enquanto a média é de 10%, números em linha com os divulgados mais cedo pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No Mato Grosso do Sul, o total plantado é de 4% da área estimada, contra 6% do ano passado e 4,2% da média dos últimos cinco anos.

O plantio iniciou nesta semana em Goiás, ocupando 1% da área prevista, abaixo dos 4% de igual período do ano passado e atrás da média de 2,9%. Em São Paulo, a área plantada é de 3%, contra 4% de 2023 e 3,6% da média dos últimos cinco anos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira
undefined