Preços da soja caem em Chicago nesta 2ª feira, acompanhando ajustes no trigo

Publicado em 16/09/2024 06:20
Futuros do cereal perdem mais de 1% e levam ainda os do milho e dos derivados de soja

A semana começa com realização de lucros e correção para o mercado de grãos na Bolsa de Chicago. Os futuros do trigo perdem mais de 1%, depois da disparada no final da última semana, e vão levando junto os preços da soja e do milho do lado negativo da tabela. Perto de 6h (horário de Brasília) desta segunda-feira (16), as cotações da oleaginosa perdiam pouco mais de 0,5% - ou de 3,25 a 3,50 pontos - entre os contratos mais negociados, com o novembro valendo US$ 10,03 e o março, US$ 10,36 por bushel. 

Passada a semana do novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados unidos), os traders se voltam com ainda mais avidez às informações de clima no Brasil, ao comportamento das chuvas e ao início efetivo do plantio da nova safra brasileira. 

Alguns modelos climáticos vinham sinalizando a chegada de alguns bons volumes a regiões importantes de produção nesta segunda quinzena de setembro, porém, ainda sem o estabelecimento efetivo da volta do regime de chuvas no país. Assim, o ritmo dos trabalhos de campo são monitorados bem de perto. 

Nos EUA, atenção à colheita da soja que está prestes a começar  e ao desenvolvimento da do milho, que já teve seus dados preliminares apontados pelo USDA na última semana, em seu relatório semanal de acompanhamento de safras. E ainda no quadro norte-americano, atenção à logística em partes comprometida e ao comportamento da demanda. 

Os agentes do mercado não deixam ainda de acompanhar o movimento do derivado - na manhã desta segunda, ambos trabalhavam em campo negativo - e do mercado financeiro. 

Veja como fechou o mercado fechou na última semana:

>> Soja: Tempo quente e seco no BR atrasando início da nova safra dá suporte ao mercado interno e em Chicago

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja caem em Chicago nesta 2ª feira, acompanhando ajustes no trigo
Mato Grosso registra plantio de soja apenas em poucas áreas irrigadas, diz Imea
Soja: Tempo quente e seco no BR atrasando início da nova safra dá suporte ao mercado interno e em Chicago
Soja cai em Chicago nesta tarde de 6ª feira, se ajustando após semana bastante volátil
USDA informa nova venda de soja para China nesta 6ª (13)