Cenário base para nova safra de soja do Brasil indica aumento 11,8%, aponta Céleres

Publicado em 02/09/2024 11:34 e atualizado em 02/09/2024 12:43

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil em 2024/25 foi estimada em um recorde de 169,9 milhões de toneladas, em um cenário base apontado nesta segunda-feira pela consultoria Céleres, o que implicaria em crescimento de 11,8% na comparação com a temporada passada, afetada por problemas climáticos.

O crescimento da produção aconteceria mais em função de uma recuperação das produtividades, já que a área plantada em 2024/25 deve contar com "ligeiro aumento" de 1,6% em relação à safra anterior, alcançando os 46,2 milhões de hectares (+700 mil hectares na comparação), segundo a Céleres.

Em um cenário mais otimista para a safra cujo plantio deve começar neste mês, na hipótese de a área plantada crescer para 46,5 milhões de hectares e de produtividades mais altas, a produção teria potencial para aumentar para 178,2 milhões de toneladas, segunda a consultoria.

Num cenário mais pessimista, por outro lado, a área cresceria para 45,9 milhões de hectares, e a produção ainda aumentaria para 161,4 milhões de toneladas, ainda contando com um aumento da produtividade.

(Por Roberto Samora e Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cenário base para nova safra de soja do Brasil indica aumento 11,8%, aponta Céleres
Plantio da soja já está liberado para a Região 2 do Paraná, mas seca deve fazer semeadura atrasar
Soja/Cepea: Demanda firme e recuo vendedor mantêm preços em alta
Tecnicamente soja em Chicago recupera tendência de alta com ação dos fundos deixando suas posições, mas movimento ainda é frágil
Demanda da China e alta da soja em Chicago sustentam preços no Brasil, diz Cepea
China faz novas compras de soja nos EUA e no Brasil, marcando mais uma semana de boas novas da demanda