Greve da indústria de soja da Argentina se aproxima da marca de uma semana

Publicado em 12/08/2024 08:33

Logotipo Reuters

 

BUENOS AIRES (Reuters) - Uma greve de trabalhadores da indústria de oleaginosas na Argentina deve entrar em seu sétimo dia nesta segunda-feira, uma vez que as negociações salariais com as empresas continuam paralisadas, afetando os embarques de um dos maiores exportadores de grãos do mundo.

"Continuaremos com a greve", disse Martin Morales, secretário do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados de Sementes Oleaginosas do Departamento de San Lorenzo (SOEA), à Reuters no domingo. "Amanhã avaliaremos novamente (se continuaremos ou não)."

Dois sindicatos industriais deram início à greve na última terça-feira, com os trabalhadores exigindo que os salários ficassem acima da alta inflação.

Morales disse que as empresas afetadas ainda não entraram em contato com os sindicatos para negociar.

A greve afetou principalmente os terminais localizados ao norte de Rosário, ao longo do rio Paraná, onde são embarcados mais de 80% das exportações agrícolas e agroindustriais da Argentina.

Pelo menos três dúzias de navios ainda estavam atrasados no domingo perto de Rosário, um dos mais importantes centros de agroexportação do mundo.

Em junho, o governo argentino forçou a SOEA a suspender uma greve, convocando-a para conversas mandatórias de reconciliação, forçando o sindicato e as empresas a voltarem à mesa de negociações.

A Argentina é um grande produtor de grãos e um dos principais exportadores de óleo e farelo de soja.

A economia do país é altamente dependente dos recursos cambiais trazidos pelas exportações de grãos, enquanto o governo trabalha para reforçar as escassas reservas do banco central.

(Reportagem de Walter Bianchi; redação de Kylie Madry)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Importações de soja da China em abril atingem o menor nível da década devido a atrasos na alfândega que interrompem o comércio Importações de soja da China em abril atingem o menor nível da década devido a atrasos na alfândega que interrompem o comércio
Bolsa de grãos da Argentina eleva previsão de colheita de soja com melhor produtividade Bolsa de grãos da Argentina eleva previsão de colheita de soja com melhor produtividade
Soja opera com estabilidade na manhã desta 6ª em Chicago, à espera do USDA e de olho em Genebra
Forte alta do óleo e otimismo com conversas entre EUA e China ajudam soja a se valorizar em Chicago
Soja segue em alta na Bolsa de Chicago nesta 5ª, com foco nas relações China-EUA
BrasilAgro reduz projeção de sua safra 24/25 com menor produção de soja e algodão