Soja testa novas baixas em Chicago com pressão combinada de fundamentos e política

Publicado em 18/07/2024 09:06
Atenção à demanda lenta nos EUA

Logotipo Notícias Agrícolas

Os preços da soja negociados na Bolsa de Chicago registram novas baixas no pregão desta quinta-feira (18). Depois de um breve fôlego, as cotações voltam a refletir mais de seus fundamentos e, por volta de 8h40 (horário de Brasília), perdiam entre 0,50 e 4,50 pontos, com os vencimentos mais alongados perdendo mais. Assim, o agosto tinha US$ 10,96 e o novembro, US$ 10,36 por bushel. 

O mercado segue pressionado pelas perspectivas de uma oferta grande nos EUA. A safra 2024/25 se desenvolve bem no país, com um volume superior a 120 milhões de toneladas podendo ser colhida, registrando um salto considerável em relação à temporada anterior, e podendo também promover um aumento dos estoques - inclusive os globais na próxima temporada -, pressionando as cotações, como explica o diretor da Pátria Agronegócios, Matheus Pereira. 

Do mesmo modo, embora a demanda esteja ainda muito presente ainda no mercado, segue concentrada no Brasil, mantendo lento o programa de exportação dos Estados Unidos, o que é mais um fator limitante de recuperação dos preços na CBOT. 

A corrida presidencial nos EUA também é mais um ponto de atenção dos traders, com a possibilidade cada vez mais próxima de Donald Trump assumir mais uma vez a Casa Branca e, consequentemente, as elevadas chances de um agravamento da guerra comercial entre chineses e americanos. 

Veja como fechou o mercado nesta quarta-feira:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prêmios seguem como principal ponto de atenção no mercado da soja no BR, apesar de semana mais contida de negócios Prêmios seguem como principal ponto de atenção no mercado da soja no BR, apesar de semana mais contida de negócios
StoneX eleva estimativa de safra brasileira de soja 24/25 para volume recorde de 168,4 mi ton StoneX eleva estimativa de safra brasileira de soja 24/25 para volume recorde de 168,4 mi ton
Soja intensifica altas em Chicago nesta 6ª, com conversas entre EUA-China e queda do dólar
Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª feira, após baixas consecutivas durante a semana
Após vendas semanais do USDA, preços futuros da soja finalizam a sessão desta 5ª feira com ganhos na CBOT
Preços futuros da soja passam a trabalhar com ganhos nesta 5ª feira na CBOT